Envio Grátis para encomendas acima de 35€ - Portugal Continental

Como cuidar da sua Panela de Ferro Fundido Master Swiss

Antes da primeira utilização: remova toda a embalagem e rótulos. Lave a panela com água quente e detergente, passe por água e seque-a completamente.

As panelas de ferro fundido podem ser usadas em TODAS as fontes de calor, incluindo fogões a gás, elétricos, vitrocerâmica e indução, bem como fornos alimentados a gás, petróleo, carvão ou madeira.

Cuidados a ter

Quando utilizar um fogão sem ser totalmente plano, levante a panela para movimentá-la sobre o fogão, não deslize sobre a superfície, pois poderá causar danos à base da panela ou ao fogão.
Procure combinar a base da panela com as dimensões da boca do fogão, não só otimiza a eficiência, como previne o superaquecimento das laterais da panela, ou danos das alças da mesma. As chamas deverão ficar nos limites da base e NUNCA subir pelos lados da peça.

Uso no forno

Nunca coloque nenhum produto no assoalho do forno, irá fazer com que aumente a temperatura interior do forno, resultando num aumento da taca de cozimento, o que pode alterar a sua receita.
Não arraste as panelas dentro do assoalho revestido para não danificar ambos os objetos.
Para obter melhores resultados coloque sempre os utensílios sobre uma grelha.
As panelas de ferro fundido têm um acabamento em esmalte brilhante, e são ideais para uma fonte reduzida e a uma temperatura baixa ou média, proporcionarão melhores resultados no preparo da comida. As altas temperaturas só deverão ser usadas para ferver água no cozimento de verduras e massas, ou então para reduzir ou aumentar a consistência de caldos e molhos.
As Altas temperaturas NUNCA deverão ser utilizadas para pré aquecer a panela, o ferro fundido retém o calor, de modo que se o utensilio for superaquecido, dará fracos resultados na preparação, fazendo com que os alimentos se peguem à base, podendo inclusive causar a descoloração nas superfícies de preparação.

O que fazer antes de utilizar a panela pela primeira vez?

As panelas de ferro fundido Master Swiss já saem da fábrica curadas (processo em que os poros da panela são impregnados por óleo ou gordura). Mas, na dúvida, é importante curar a panela antes de utilizá-la pela primeira vez.

A cura deve ser refeita a cada 5 lavagens da panela, pois o sabão ou detergente acabam por remover a gordura.
Esse processo protege a panela para que não ocorra ferrugem.

Como realizar a cura?

Curar uma panela de ferro fundido é muito simples: basta espalhar uma camada generosa de óleo comestível ou gordura animal por toda superfície da panela e levá-la ao forno na temperatura de 160° por uma hora.
Caso a panela tenha alguma parte que não possa ser aquecida, como um cabo de outro material, por exemplo, pode realizar a cura na chama do fogão.

Neste caso segundo caso, deve passar o óleo ou gordura animal na parte interior da panela e colocá-la no fogo por 30 minutos. Em seguida, depois da panela estar fria, passe o óleo ou gordura animal na parte exterior da panela e coloque-a no fogo com a boca virada para baixo, de forma que o fogo não atinja a parte que está com a gordura ou óleo.
Deixe por mais 30 minutos e pronto, a sua panela já está pronta para o usar!

Limpeza e cuidado

Deixe os utensílios arrefecerem alguns minutos antes de lavar. Lave-os com água morna ou fria e detergente, passe por água e seque-os completamente.

Se houver resíduos de alimentos, encha o utensílio com água quente e deixe-o de molho por algum tempo, após isso pode lavar e secar normalmente.

Para eliminar resíduos mais difíceis, podem ser usados esfregões de nylon ou abrasivos suaves. Nunca use esfregões metálicos ou produtos fortemente abrasivos, estes vão danificar o acabamento esmaltado.

Nunca guarde os utensílios quando ainda estiverem húmidos, guarde as peças sempre num armário seco, bem arejado e longe de fontes de vapor.

O ferro fundido com esmalte Master Swiss é extremamente duradouro, mas pode ser danificado se cair acidentalmente, tenha especial cuidado pois este tipo de dano não é coberto pela nossa garantia.

Utensílios que devem de ser utilizados

Para mais proteção e conforto recomendamos a utilização dos utensílios de silicone Master Swiss. Não raspe a superfície com utensílios metálicos e NUNCA bata com os utensílios na borda superior da panela. As batedeiras ou mixers elétricos não devem de ser utilizados, as suas lâminas vão danificar o esmalte. As facas e outros utensílios não devem de ser utilizados para cortar alimentos no interior das panelas.
Para mais proteção e conforto recomendamos a utilização dos utensílios de silicone Master Swiss

Como evitar ferrugem?

Se a ferrugem tiver atingido uma área grande da panela, é necessário colocá-la de molho em vinagre comum por 30 minutos. Após este período de molho, utilize uma escova de aço para retirar o excesso de ferrugem e, em seguida, finalize com uma palha de aço. A seguir, lave a panela e realize a cura.

Uso na máquina de lavar

A Master Swiss NÃO recomenda o uso da máquina de lavar a loiça. Poderá danificar bastante a sua panela, proporcionando um mau desempenho da mesma.
Muito obrigado por comprar os produtos Master Swiss, esperamos que aprecie a utilização da sua panela de ferro fundido Master Swiss durante muitos anos.
Promoções válidas de 29 de Novembro 2021 a 5 de Dezembro de 2021 às 23:59h (Lisboa). Limitado ao Stock existente.
Master Swiss © 2021 All Rights Reserved
cross